Resenha - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Livro: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Páginas: 392
Ano: 2014
Onde comprar: Amazon
Sinopse:
Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.
Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.
No livro conhecemos primeiramente Aristóteles ou somente Ari. De família mexicana que vive nos EUA em 1987.
Ari é um menino na dele que aparentemente não tem amigos, que prefere ficar sozinho do que ter o trabalho de fazer amizades, seu pai um ex-soldado que lutou no Vietnã e tem seus próprios demônios, sua mãe uma professora que é sua aparentemente unica amiga e a pessoa que mais conversa. Irmão mais novo de 4 filhos, vive atormentado pelo fato de seu irmão mais velho Bernardo está preso, mas que na sua família está mais para uma pessoa morta do que preso, por ninguém nunca falar a seu respeito o que é meio que proibido falar a seu respeito.
As ferias de verão chegou e nela vemos Ari sair para nadar num clube, mesmo ele não sabendo nadar e um dia ele se depara com Dante que diz a ele que pode lhe ensinar a nadar. E nesse dia nasce a amizade entre Dante e Ari.
Era engraçado, focado e impetuoso. Quer dizer, podia ser impetuoso. E não tinha nenhuma
maldade. Eu não entendia como alguém podia viver em um mundo mau e não absorver um poucodessa maldade. Como um cara era capaz de viver sem um pouco de maldade?Dante se tornou mais um mistério em um mundo cheio de mistérios.
Que livro lindo de se ler. Adorei conhecer o Ari e Dante e suas adoráveis famílias, que faz toda a diferença na historia.
O Dante é aquele tipo de pessoa que você quer levar para a vida e ser amigo dele. Me vi varias vezes querendo um abraço dele. E o Ari é a pessoa que sempre reconhecemos nas pessoas mas que nem sempre damos aquela segunda olhada, o que acaba sendo uma pena por não conhecermos as pessoas maravilhosas que estão ao nosso redor.
Ao me ver vasculhar o céu através das lentes de um telescópio, Dante cochichou:
— Um dia vou desvendar todos os segredos do Universo.Achei graça.— E o que você vai fazer com esses segredos, Dante?— Saberei quando chegar a hora — respondeu. — Talvez mudar o mundo.
Benjamin Alire Sáenz tratou de uma forma tão bem escrita, delicada os assuntos abordados que muitas vezes são tratados com descaso um tema que faz parte de tantas famílias e vidas que foi bem tocante, especialmente quando o relacionamento dos personagens vai se formando.
Este era o problema. Passara todo aquele tempo tentando descobrir os segredos do Universo, os segredos do corpo, do coração. Todas essas respostas estavam tão próximas e, contudo, sempre as combati sem saber.
Conclui a leitura deste livro com um sorriso no rosto e querendo mais historias sobre Ari e Dante, e com a certeza que foi minha primeira melhor leitura de 2018, e gostaria que todos pudessem ler e tirar um pouquinho da lição que foi passado com suas historias.
18 comments
Com sua resenha eu também fiquei com vontade de ler esse livro, ainda não conhecia mas já está na minha lista de leituras com certeza. Super valeu a dica!!! Bjs
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirtodo mundo elogia esse livro. Acredito que o mérito é da escrita do autor, que parece ser delicada e tocante. Gosto de histórias que nos passam lições e emocionam. Não vejo a hora de ler.
bjs.
Pri.
http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/
Olá, eu estou a muito tempo querendo ler esse livro , e eu gostei da sua resenha ela me animou para ler esse livro
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas já sabia que o autor era uma boa referência em retratar temas importantes de forma delicada. Gostei da proposta e por sua resenha certamente vou gostar dessa leitura.
Beijos!
Camila de Moraes
Já quero ser a melhor amiga de Dante! Que personagem mais fofinho, poxa! Esse livro esta na minha lista de desejados tem um tempinho porque a opinião é unânime, todo mundo o ama demais! Espero o ler o quanto antes.
ResponderExcluirPreciso ler essa história, tanta gente que leu ama esse livro e eu fico bem curiosa para entender o motivo de tanto amor.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Não conhecia o livro e me encantei com toda sua composição, me parece uma graça de história haha dica anotada pode ter certeza. Um beijo!
ResponderExcluirOlá Karen, já faz bastante tempo que quero ler esse livro e pelos seus comentários o enredo parece estar bem fofinho e com bons personagens *-* Adorei a resenha.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirTenho uma vontade enorme de ler esse livro, está na minha lista de desejados a bastante tempo, e sempre leio ótimas resenhas a respeito desse ebredo, dessa amizade. Histórias com família sempre me conquistam, e não vejo a hora de pegar esse livro.
Beijos
É tão bom ver o poder que uma leitura tem de encantar alguém e a partir daí ele passa a desejar que todos leiam, para que possam compartilhar os aprendizados com a história. Leio muitos elogios a esse livro, mas confesso que ainda não fiquei curiosa para ler, mas guardarei a sugestão para um outro momento.
ResponderExcluirValeu pela dica. Beijos
Leituras, vida e paixões!!!!
Oie
ResponderExcluiruauuuuuu bom saber que é tão bom assim, depois da sua resenha estou muito curiosa pois confesso que antes tinha um pé atrás sobre a leitura, porém agora sei o que esperar, bela dica
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/
Eu estou louca para ler este livro já faz algum tempo, mas não sabia que ele tinha uma premissa tão boa que só me chamou mais ainda atenção e me deu mais vontade de ler com sua resenha!
ResponderExcluirOlá adorei sua resenha, estou estudando sobre Aristóteles então fiquei curiosa com título do livro, beijos!
ResponderExcluirOi Karen!
ResponderExcluirSou muito fã do Benjamin Alire Sáenz, ele tem uma delicadeza para abordar temas difíceis e os sentimentos de seus personagens que fica impossível não amar seus livros.
Amei seu blog!
Bjs!
Olá!
ResponderExcluirPensei que eu fosse a única no mundo que não leu esse livro... AGORA SOU! rsrsrs
Vi tantas resenhas positivas desse livro, assim como a sua, e até hoje não consegui compra-lo pra finalmente conhecer a historia de Ari e Dante.
Ansiando por isso.
Nizete
Cia do leitor
Oi Karem
ResponderExcluirEu já tinha visto o livro, mas confesso que não tinha dando muita bola para ele. Com a sua resenha eu fiquei bem interessada em lê-lo, pois os elogios foram bem positivos. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.
Bjos
http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/
Oi, Tudo bom
ResponderExcluirEu li esse livro ano passado, ele estava na minha meta literária para 2017, e eu simplesmente fiquei encantada com a doçura dessa narrativa.
beijos