Resenha: [Depois de Você]


Editora: Intrínseca
Autor (a): Jojo Moyes
Ano de Lançamento: 2016
Páginas: 320

Depois de Você é a continuação do livro de sucesso Como eu era antes de você, da autora britânica Jojo Moyes. Um livro que acho que só foi escrito por pressão da editora e não por pura vontade da autora.

O livro não é ruim, muito pelo contrário, é um livro, mas é um livro desnecessário. Para mim, o final de Como eu era antes de você bastava. Eu realmente não precisava saber o que se passou na vida da Louisa após a leitura daquela carta, em Paris. Deixar minha imaginação fluir, criando teorias mirabolantes sobre o futuro dessa personagem tão querida já era suficiente.

Depois de Você é um livro dedicado exclusivamente à Louisa. Neste livro, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece ser capaz de compreendê-la.



Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Tenho a impressão que a maioria das coisas que acontecem neste livro são forçadas. O texto é bem escrito, claro, afinal foi feito pela Jojo Moyes, mas eu não consegui engolir muitas coisas. Não fiquei contente, por exemplo, com a chegada dessa personagem que fazia parte do passado de Will (não vou revelar maiores detalhes para evitar os spoilers) e, para a minha infelicidade, mais da metade do livro acabou girando em torno dessa história. Tem gosto para tudo, claro, não vou julgar quem curtiu a nova personagem, mas eu confesso que demorei muitos e muitos capítulos para conseguir apreciar os momentos em que ela aparecia no livro.

O mesmo já não posso dizer em relação ao Sam, o paramédico. Dele eu gostei desde o início. Sua presença fazia muito bem à Louisa, ajudando-a a se recuperar e preenchendo o vazio que o Will deixou em sua vida (e nas nossas também). A autora desenvolveu muito bem suas características, fazendo com que ele se tornasse peça fundamental para transmitir aquela pitada de emoção nos leitores.

Quanto à Lou, eu esperava que o Will tivesse realmente conseguido fazê-la sair de sua zona de conforto, eu esperava encontrar uma Lou ativa, cheia de histórias e aventuras para contar… Mas não. A perda do Will devastou sua vida e todo o progresso que eu ansiava encontrar simplesmente não aconteceu. Lou retrocedeu e é justamente aí a parte mais decepcionante do livro.

É compreensível o luto pelo qual ela está passando, mas chegou um momento que até eu, leitora, fiquei com vontade de dar um puxão de orelha nela e falar: “Acorda, Lou! Se mexe! Decide alguma coisa! Toma uma atitude! Muda de vida, pelo amor de Deus!!”. Enfim, se vocês esperam encontrar aquela Lou alegre e determinada do livro anterior, sinto desapontá-los. A Lou deste livro é um tanto quanto… diferente.

Se você leu o livro anterior, é claro que eu indico que leia este também, mas não se encham de expectativas… Will faz falta.

You Might Also Like

0 comments